O que é o básico do Inglês?

O que é o básico do Inglês?

Ao iniciar os estudos para aprender inglês, identificar qual o seu nível é sempre uma tarefa complicada. Saber quais as habilidades e capacidades que cada pessoa consegue realizar em cada nível da língua são relativas. Existem três níveis de inglês: básico, intermediário e avançado. No inglês básico, a pessoa é capaz de compreender e usar expressões familiares e cotidianas para suas necessidades básicas, assim como entende enunciados bem simples. Além disso, o aluno consegue se apresentar, identificar os outros e fazer algumas perguntas básicas como as que envolvem informações pessoais. 

 

Por exemplo, pode falar onde vive, sobre seus familiares e amigos, além de listar as coisas que possui. No básico do inglês, o interlocutor sempre se comunica de uma maneira mais simples, lenta e com pouca fluidez. Mas o que é o básico do inglês? Alguns conteúdos que podem ser estudados nas aulas do básico do inglês são as saudações e apresentações; letras e números; comidas e bebidas; dias da semana, meses e estações do ano; cores e partes do corpo; membros da família; nacionalidades e países, além de informações pessoais, verbos básicos simples e adjetivos. 

 

Ao estudar o básico do inglês, além de aprender sobre as regras e a gramática, você pode aprimorar suas habilidades de escuta e o seu vocabulário ouvindo músicas e podcasts, assistindo a filmes e séries no idioma e muito mais.

 

Como identificar o básico do inglês

 

Além do vocabulário mais simples, a pronúncia ainda contém erros, que podem ser considerados típicos de quem tem inglês básico, como o fonema “th”. Como o português não tem esse som, é preciso muita prática para falar de forma correta. Já na escrita e na leitura, o básico do inglês utiliza textos mais simples, como os utilizados para alfabetização de uma criança. 

 

Os livros de histórias infantis são ótimos exemplos de guias para ajudar a exercitar o que está sendo aprendido nesse primeiro nível da língua inglesa. Nesta fase, os ouvidos de quem tem inglês básico ainda não estão muito aguçados, justamente porque é algo novo, mais complexo e em uma velocidade que a audição ainda não está acostumada. 

 

Verbos e tempos verbais em inglês

 

No nível básico do inglês, o aluno aprende como são classificados os verbs (os verbos) e os verb tenses (tempos verbais), como o Simple Present (presente simples), Simple Past (passado simples) and Simple Future (futuro simples). O Simple Present sempre descreve uma ação habitual e atual ocorrida no presente, enquanto o Simple Past expressa ações que já aconteceram. Nesse tempo verbal em inglês, as flexões dos verbos regulares terminam em “–d” ou “–ed”, enquanto os verbos irregulares não possuem uma forma padrão. O Simple Future (Futuro Simples) expressa ações que irão ocorrer, ou seja, que ainda não aconteceram. 

 

É importante dominar todas as áreas do Simple Present focando no verb “To Be”, “Do” e “Does”, além da família “WH: what, where, which, who, when e how”. Assim, será mais fácil falar frases afirmativas e negativas, além de realizar perguntas no presente simples. Já no Simple Past, o foco continua no verbo “To Be” e no “Did”. Já no Future, o foco no aprendizado será usando em “Will” e “Going to”. 

 

Para ajudar na memorização dos verbos, é melhor começar pelos que descrevem ações do seu cotidiano, como acordar, levantar, comer, beber, andar, dormir, comprar, etc. Vamos usar o mais famoso verbo em inglês, o to be (ser/estar), para conjugar e dar exemplos práticos:

Simple Present

Simple Past

Simple Future

 

I

am I was I

will be

You

are You were You

will be

She/He/It

is She/He/It was She/He/It

will be

We

are We were We

will be

You

are You were You

will be

They

are They were They will be

 

Exemplos: She is a brazillian woman. (affirmative – present)

Is she a brazillian woman? (interrogative – present)

She isn’t a spanish woman. (negative – present)

We were tired. (past)

He was a good dancer. (past)

He wasn’t a bad dancer. (past)

I will be an engineer. (future)

 

Preposições em inglês

Após compreender e dominar os tempos verbais, o foco será nas preposições tais como: “for”, “to”, “in”, “on” e “at”. As preposições têm pouquíssimas regras, mas são um dos assuntos mais difíceis do inglês. O papel delas é de unir os termos de uma oração (de, sobre, para…), mas na língua inglesa são usadas de formas diferentes do português. Elas dependem quase que totalmente do contexto. Fique muito atento também à posição em que elas aparecem nas frases, pois podem vir tanto no início quanto no meio ou no fim.

 

I’m at my friend ‘s house. (Estou na casa do meu amigo)

I’ll call you at noon.  (Ligo para você ao meio-dia)

I love listening to music. (Eu amo escutar música)

I still haven’t found what I’m looking for.  (Ainda não encontrei o que eu estou procurando)

 

Expressões em inglês

Na língua inglesa, há uma variedade extensa de expressões, que podem ter mais de um significado ou ainda ter mais de uma expressão que significa a mesma coisa. Por isso, é importante ler e utilizar outros recursos, como assistir filmes e séries ou mesmo ouvir músicas para compreender melhor a ampla diversidade de conteúdos em inglês. Tome cuidado ao tentar traduzir para o português as expressões porque o significado pode ser completamente diferente. Separamos algumas que são muito comuns no inglês:

 

What’s up?

Forma informal de falar “E aí?” ou “Tudo bem?”. Como resposta, é possível utilizar a mesma expressão “What’s up?”. Ela ainda pode ser utilizada para perguntar o que está acontecendo com algo ou alguém. Veja o diálogo os exemplos:

“Hey, dude, what’s up?” “Hi, what’s up?” (E aí, cara, tudo bem?” “Oi, tudo bem?”). 

What’s up with your friend? She seems upset (O que há com a sua amiga? Ela parece chateada).

 

I hear you

É uma ótima expressão para mostrarmos como a tradução literal não tem o mesmo significado que ela define. Se for traduzir “I hear you” para o português, sairia um “eu escuto você”. Porém, essa expressão é utilizada para dizer “Eu entendo você”. Veja o diálogo como exemplo:

Paul: I’m kind of scared about graduating. What if I can’t get a good job? (Estou um pouco assustado por estar me formando. E se eu não conseguir um bom emprego?)

Cinthia: I hear you. The job market is really competitive nowadays (Eu entendo você. O mercado de trabalho é muito competitivo hoje em dia).

 

Uma expressão com um sentido semelhante é “Tell me about it”, que significa, basicamente, “Nem me fale”. Veja o diálogo como exemplo:

Antonio: I’m so tired of studying all the time. I can’t wait until my finals are over! (Estou tão cansado de estudar o tempo todo. Mal posso esperar para que minhas provas finais terminem).

Martha: Tell me about it. I’m dreaming about our summer holidays. / Nem me fale. Estou sonhando com as nossas férias de verão.

 

Whatever

A palavra “Whatever” significa algo como “qualquer coisa”. Porém, como uma expressão, ela tem outros significados, como “deixa para lá” ou “Ah, que seja”, demonstrando que o que a pessoa falou ou sugeriu tem pouca importância. Veja os exemplos:

 

Ana: Your boyfriend told me he’s upset with you. (Seu namorado me falou que ele está chateado com você)

Paula: Whatever. Our fight was his fault.  (Que seja. A nossa briga foi culpa dele)

 

Jonas: We’re tired and have to wake up early tomorrow. Do you really think it’s a good idea for us to go to the party? (Estamos cansados e precisamos acordar cedo amanhã.

Você acha mesmo que é uma boa ideia a gente ir à festa?)

Tom: Whatever. Let ‘s just go home. / Deixa pra lá. Vamos pra casa.

 

Never mind

A expressão never mind quer dizer “deixa pra lá”. Algumas vezes, ela tem um significado como uma das formas de whatever. Veja os exemplos:

 

Never mind, it wasn’t that important anyway. (Deixa pra lá, não era tão importante mesmo)

“Sorry, I still haven’t finished that report!” “Never mind, it can wait until tomorrow.” (“Desculpe, eu ainda não terminei aquele relatório!” “Deixa pra lá, ele pode ficar para amanhã”)

 

For real

O “for real” pode ser usado tanto para mostrar que você está sendo sincero ou falando sério quanto para demonstrar surpresa com algo. Veja exemplos:

 

My English teacher is incredible, for real. (Minha professora de inglês é incrível, sério mesmo)

Are you for real? (Você está sendo honesto/sincero?)

 

Saudações em inglês

Aprender a falar as saudações em inglês é necessário e importante para quem está iniciando os estudos na língua inglesa. Os cumprimentos são vistos e utilizados o tempo todo, principalmente ao conversar com um nativo ou outra pessoa que não fale português. Confira os mais usados:

  • Hi ➨ Oi
  • Hello ➨ Olá
  • Goodbye or bye ➨ Tchau ou adeus
  • See you soon ➨ Até logo
  • Good morning ➨ Bom dia
  • Good afternoon ➨ Boa tarde
  • Good night Boa noite (ao despedir-se ou antes de ir dormir, como forma de dizer “tchau”)
  • Good evening ➨ Boa noite (quando você encontra a pessoa, como forma de dizer “oi”)
  • See you later ➨ Vejo você mais tarde
  • How are you? ➨ Como você está?;
  • How ‘s it going? ➨ Como vai?;
  • Nice to meet you or It’s a pleasure to meet you ➨ É um prazer conhecer você!
  • Nice to meet you too or The pleasure is mine ➨ O prazer é meu! 
  • Delighted to meet you ➨ Encantado em conhecer você

Dias da Semana em inglês

Quantas vezes citamos os dias da semana (days of the week) em uma conversa? São palavras essenciais no nosso dia a dia, por isso é importante escrever corretamente e entender como pronunciá-las bem em inglês. Os sete dias podem ser divididos em duas categorias: weekdays (dias da semana: de segunda a sexta) e o esperado weekend (fim de semana: sábado e domingo). Vale ressaltar que os dias precisam obrigatoriamente serem escritos com a primeira letra em maiúscula porque são considerados substantivos próprios em inglês.

  • Monday ➨ Segunda-feira
  • Tuesday ➨ Terça-feira
  • Wednesday ➨ Quarta-feira
  • Thursday ➨ Quinta-feira
  • Friday ➨ Sexta-feira
  • Saturday ➨ Sábado
  • Sunday ➨ Domingo

Meses do ano em inglês

Assim como os dias da semana, saber escrever e pronunciar os 12 months (meses) do ano é muito importante, justamente por serem palavras usadas em conversas do cotidiano. Lembrando que, assim como nos dias da semana, a primeira letra de cada mês é sempre maiúscula por serem substantivos próprios em inglês. Regra: sempre que se fala nos meses do ano é necessário incluir a preposição “in”.

  • January ➨ Janeiro
  • February ➨ Fevereiro
  • March ➨ Março
  • April ➨ Abril
  • May ➨ Maio
  • June ➨ Junho
  • July ➨ Julho
  • August ➨ Agosto
  • September ➨ Setembro
  • October ➨ Outubro
  • November ➨ Novembro
  • December ➨ Dezembro

Exemplos:

She was born in March (Ela nasceu em março).

They were married in June 2015 (Eles se casaram em junho de 2015).

I am moving out in September (Eu irei me mudar em setembro).

Partes do Corpo

Você sabe como se diz pé em inglês? Cabeça? Dentes? Conhecer as partes do corpo é importante não apenas para descrever alguma dor ou alguém, além de quando você for comprar roupas, por exemplo, mas também aumenta seu vocabulário neste idioma.

  • Head ➨ cabeça
  • Face ➨ rosto
  • Neck ➨ pescoço
  • Shoulder ➨ ombro
  • Elbow ➨ cotovelo
  • Hand ➨ mão
  • Leg ➨ perna
  • Foot ➨ pé
  • Knee ➨ joelho
  • Toes ➨ dedos do pé
  • Fingers ➨ dedos
  • Arm ➨ braço
  • Chest ➨ peito
  • Chin ➨ queixo
  • Mouth ➨ boca
  • Tooth ➨ dente
  • Teeth➨ dentes
  • Nose ➨ nariz
  • Ear ➨ orelha
  • Eye ➨ olho
  • Hair ➨ cabelo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *