Descubra como usar os sufixos em inglês

Você acha que inglês é muito difícil e não é para você? Calma! Você vai perceber que assim como todo idioma, o inglês não é um bicho de sete cabeças, e com certeza, ele pode ser para você. Muitas pessoas acreditam que aprender inglês é muito difícil. E isso não é uma verdade. Assim como toda língua, ela tem as suas dificuldades, como o português também tem. E os sufixos em inglês são um exemplo para ilustrar essa dificuldade.
O grande problema de aprender inglês que ela é uma língua totalmente diferente do português, e com isso, as diferenças são bem maiores. Mas existe uma força que vai fazer você ter mais identificação com essa língua estrangeira que é muito necessária se você quer ter uma boa carreira, ou de repente, a experiência em viver fora do Brasil, por exemplo.
Muitas profissões pedem que as pessoas tenham um bom inglês, e cada vez está mais claro que o profissional que tenha pelo menos o domínio nessa língua ele tenha um diferencial perante os seus concorrentes em um processo seletivo. Mas muito se fala inglês, e as pessoas sempre acabam tendo medo de aprender a falar esse idioma.
Uma forma de começar ter um domínio maior na língua inglesa, pode ser utilizando os sufixos. E vamos explicar como isso pode te ajudar a ter mais intimidade com esse idioma. Você sabe o que significa esse termo? Parece difícil, mas você vai logo entender que não é tanto quanto parece.
Como toda língua, o inglês possui prefixos e sufixos, e existe uma forma fácil para você entender como usar os sufixos em inglês. O prefixo é o termo que vai na frente da palavra, e com isso, acaba mudando o significado. E o sufixo também muda o significado, porém, ele fica após a palavra. Saiba que alguns sufixos em inglês podem fazer com que algumas palavras tenham sentidos totalmente diferentes.
Principais sufixos em inglês
A seguir, você vai ver alguns exemplos de sufixos em inglês que podem facilitar o seu entendimento de algumas palavras. Preste bastante atenção porque algumas palavras podem terminar de forma muito parecida, mas logo você vai reparar que elas acabam tendo sentidos totalmente diferentes.
- -able: apto a
Readable – legível
Printable – imprimível
Washable – lavável
Affordable – acessível
Acceptable – aceitável
Ou seja, toda vez que você quiser dizer que é algo apto a fazer alguma coisa, coloque “able” ao final da palavra, como nos exemplos acima. Isso quer dizer, que mesmo ‘readable’ significar legível, ‘washable’ se refere a lavável, e ‘acceptable’ a aceitável, ambas palavras terminam em ‘able’, que significa apto a algo.
- -ed: passado de verbos regulares
Walked – Andei/andou/andamos/andaram
Played – Joguei/jogou/jogamos/jogaram
Looked – Olhei/olhou/olhamos/olharam
Watched – Assisti/assistiu/assistimos/assistiram
Planned – Planejei/planejou/planejamos/planejaram
Assim como nos exemplos acima, toda vez que um verbo regular terminar em “ed” ele estará se referindo ao passado. Enquanto o verbo ‘played’ tem a ver com o tempo verbal do passado de brincar ou jogar, ‘looked’ se refere ao olhar, e ‘walked’ é andar.
- -er: aquele que faz
Writer – escritor
Painter – pintor
Singer – cantor
Chaser – perseguidor
Customer – consumidor
Como você viu acima, em algumas profissões basta adicionar os termos ‘er’. Mesmo que sejam significados totalmente diferentes, ambas têm a ver com profissões, como o exemplo de ‘singer’, ‘writer’ e painter’, o primeiro significa cantor, o segundo escritor e o último pintor.
- -ful: em grande quantidade, “cheio de”
Wonderful – maravilhoso
Useful – útil
Beautiful – bonito
Faithful – fiel
Painful – doloroso
As palavras que terminam com ‘ful’ são um pouco mais complexas, mas não é difícil entender. O sufixo em inglês significa “cheio de”, então como se ‘wonderful’ significasse cheio de maravilhas, e transformou-se em maravilhoso. Seguindo essa lógica, você vai perceber que ‘beautifull’ significa bonito, é como se fosse cheio de beleza.
- -hood: estado de pertencimento a algo ou a alguém
Neighborhood – vizinhança
Brotherhood – irmandade
Adulthood – idade adulta
Childhood – infância
Motherhood – maternidade
Nesse caso, você vai reparar que o sufixo ‘hood’ tem a ver com o estado de pertencimento a alguém ou a algo. Ou seja, essas palavras têm a ver com isso. Como, por exemplo, os casos: adulthood, childhood e motherhood retratam idades das mais variadas fases da vida: adulta, infância e maternidade.
- -less: indica que falta algo, “sem”
Endless – sem fim
Speechless – sem fala
Hopeless – sem esperança
Wireless – sem fio
Fearless – sem medo
Nos casos das palavras que terminam com ‘less’, todas têm a ver com a palavra “sem”. Apesar dos sentidos variados, todas as palavras têm “sem” em seu significado, como as palavras: wireless e fearless, a primeira significa sem medo, e a segundo, sem medo.
- -ness:transforma adjetivos em substantivos
Happiness –felicidade
Sadness – tristeza
Weakness – fraqueza
Sickness – doença
Kindness – bondade
Nos casos das palavras que terminam em ‘ness’, todas são adjetivos que foram transformados em substantivos. Cuidado para não confundir os termos: ‘ness’, e os ‘less’. Eles são muito parecidos, mas têm significados totalmente diferentes.
- -ly: forma advérbios
Hardly – dificilmente
Carefully – cuidadosamente
Perfectly – perfeitamente
Happily – felizmente
Certainly – certamente
Já as palavras que terminam com ‘ly’, todas são formas de advérbios. Como pode ver, que as palavras Hardly, Happily e Certainly têm significados totalmente diferentes, a primeira significa dificilmente, a segunda felizmente, e a última significa certamente. Ou seja, daqui em diante, todas as vezes em que você ver palavras terminadas em ‘ly’ vai saber que é uma forma de advérbio.
Esses são alguns exemplos de sufixos em inglês que vão facilitar o seu entendimento das palavras. Você vai conseguir aprender a dominar a língua inglesa, e com certeza, isso não será mais um grande desafio em sua vida.
Coloque em prática essa e mais dicas que traremos aqui, e logo vai reparar que a língua inglesa não é tão difícil quanto você imagina. Em muito pouco tempo, você estará mandando muito bem no inglês. E para potencializar o seu aprendizado do inglês, conte com os nossos professores especializados. Entre em contato, nos conte qual a sua necessidade e vamos ajudá-lo.