Descubra como usar os sufixos em inglês

Você acha que inglês é muito difícil e não é para você? Calma! Você vai perceber que assim como todo idioma, o inglês não é um bicho de sete cabeças, e com certeza, ele pode ser para você.  Muitas pessoas acreditam que aprender inglês é muito difícil. E isso não é uma verdade. Assim como toda língua, ela tem as suas dificuldades, como o português também tem.  E os sufixos em inglês são um exemplo para ilustrar essa dificuldade. 

O grande problema de aprender inglês que ela é uma língua totalmente diferente do português, e com isso, as diferenças são bem maiores. Mas existe uma força que vai fazer você ter mais identificação com essa língua estrangeira que é muito necessária se você quer ter uma boa carreira, ou de repente, a experiência em viver fora do Brasil, por exemplo.

Muitas profissões pedem que as pessoas tenham um bom inglês, e cada vez está mais claro que o profissional que tenha pelo menos o domínio nessa língua ele tenha um diferencial perante os seus concorrentes em um processo seletivo. Mas muito se fala inglês, e as pessoas sempre acabam tendo medo de aprender a falar esse idioma. 

Uma forma de começar ter um domínio maior na língua inglesa, pode ser utilizando os sufixos. E vamos explicar como isso pode te ajudar a ter mais intimidade com esse idioma.  Você sabe o que significa esse termo? Parece difícil, mas você vai logo entender que não é tanto quanto parece.

Como toda língua, o inglês possui prefixos e sufixos, e existe uma forma fácil para você entender como usar os sufixos em inglês. O prefixo é o termo que vai na frente da palavra, e com isso, acaba mudando o significado. E o sufixo também muda o significado, porém, ele fica após a palavra. Saiba que alguns sufixos em inglês podem fazer com que algumas palavras tenham sentidos totalmente diferentes.

 

Principais sufixos em inglês 

A seguir, você vai ver alguns exemplos de sufixos em inglês que podem facilitar o seu entendimento de algumas palavras. Preste bastante atenção porque algumas palavras podem terminar de forma muito parecida, mas logo você vai reparar que elas acabam tendo sentidos totalmente diferentes.

 

  • -able: apto a

Readable – legível

Printable – imprimível

Washable – lavável

Affordable – acessível

Acceptable – aceitável

Ou seja, toda vez que você quiser dizer que é algo apto a fazer alguma coisa, coloque “able” ao final da palavra, como nos exemplos acima. Isso quer dizer, que mesmo ‘readable’ significar legível, ‘washable’ se refere a lavável, e ‘acceptable’ a aceitável, ambas palavras terminam em ‘able’, que significa apto a algo.


  • -ed: passado de verbos regulares 

Walked – Andei/andou/andamos/andaram

Played – Joguei/jogou/jogamos/jogaram

Looked – Olhei/olhou/olhamos/olharam

Watched – Assisti/assistiu/assistimos/assistiram

Planned – Planejei/planejou/planejamos/planejaram

Assim como nos exemplos acima, toda vez que um verbo regular terminar em “ed” ele estará se referindo ao passado. Enquanto o verbo ‘played’ tem a ver com o tempo verbal do passado de brincar ou jogar, ‘looked’ se refere ao olhar, e ‘walked’ é andar. 


  • -er: aquele que faz

Writer – escritor

Painter – pintor

Singer – cantor

Chaser – perseguidor

Customer – consumidor

Como você viu acima, em algumas profissões basta adicionar os termos ‘er’. Mesmo que sejam significados totalmente diferentes, ambas têm a ver com profissões, como o exemplo de ‘singer’, ‘writer’ e painter’, o primeiro significa cantor, o segundo escritor e o último pintor. 


  • -ful: em grande quantidade, “cheio de”

Wonderful – maravilhoso

Useful – útil

Beautiful – bonito

Faithful – fiel

Painful – doloroso

As palavras que terminam com ‘ful’ são um pouco mais complexas, mas não é difícil entender. O sufixo em inglês significa “cheio de”, então como se ‘wonderful’ significasse cheio de maravilhas, e transformou-se em maravilhoso. Seguindo essa lógica, você vai perceber que ‘beautifull’ significa bonito, é como se fosse cheio de beleza. 

  • -hood: estado de pertencimento a algo ou a alguém 

Neighborhood – vizinhança

Brotherhood – irmandade

Adulthood – idade adulta

Childhood – infância

Motherhood – maternidade

 

Nesse caso, você vai reparar que o sufixo ‘hood’ tem a ver com o estado de pertencimento a alguém ou a algo. Ou seja, essas palavras têm a ver com isso. Como, por exemplo, os casos: adulthood, childhood e motherhood retratam idades das mais variadas fases da vida: adulta, infância e maternidade.


  • -less: indica que falta algo, “sem”

Endless – sem fim

Speechless – sem fala

Hopeless – sem esperança

Wireless – sem fio

Fearless – sem medo

 

Nos casos das palavras que terminam com ‘less’, todas têm a ver com a palavra “sem”. Apesar dos sentidos variados, todas as palavras têm “sem” em seu significado, como as palavras: wireless e fearless, a primeira significa sem medo, e a segundo, sem medo. 


  • -ness:transforma adjetivos em substantivos

Happiness –felicidade

Sadness – tristeza

Weakness – fraqueza

Sickness – doença

Kindness – bondade

 

Nos casos das palavras que terminam em ‘ness’, todas são adjetivos que foram transformados em substantivos. Cuidado para não confundir os termos: ‘ness’, e os ‘less’. Eles são muito parecidos, mas têm significados totalmente diferentes.


  • -ly: forma advérbios

Hardly – dificilmente

Carefully – cuidadosamente

Perfectly – perfeitamente

Happily – felizmente

Certainly – certamente

 

Já as palavras que terminam com ‘ly’, todas são formas de advérbios. Como pode ver, que as palavras Hardly, Happily e Certainly têm significados totalmente diferentes, a primeira significa dificilmente, a segunda felizmente, e a última significa certamente. Ou seja, daqui em diante, todas as vezes em que você ver palavras terminadas em ‘ly’ vai saber que é uma forma de advérbio. 

Esses são alguns exemplos de sufixos em inglês que vão facilitar o seu entendimento das palavras. Você vai conseguir aprender a dominar a língua inglesa, e com certeza, isso não será mais um grande desafio em sua vida. 

Coloque em prática essa e mais dicas que traremos aqui, e logo vai reparar que a língua inglesa não é tão difícil quanto você imagina. Em muito pouco tempo, você estará mandando muito bem no inglês. E para potencializar o seu aprendizado do inglês, conte com os nossos professores especializados. Entre em contato, nos conte qual a sua necessidade e vamos ajudá-lo.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.