Aprender Inglês: como estudar de forma simples

Aprender Inglês: como estudar de forma simples

Como estudar Inglês de forma simples

Iniciar os estudos de um novo idioma não é uma tarefa fácil. Mas é possível otimizar o estudo, aprender de forma efetiva e prática e até tornar o processo prazeroso. Aprender inglês de forma simples é algo que se desenvolve gradativamente. É necessário paciência e perseverança para quem começa as primeiras interações, sem atropelar as etapas do aprendizado e iniciar as atividades de nível de dificuldade mínimo. Para quem já tem contato com o inglês, nos níveis básico e intermediário, por exemplo, é interessante aumentar o grau de dificuldade dos exercícios e escolher textos mais complexos.

 

Mas como aprender inglês de forma simples? A forma mais simples de aprender inglês é fazendo um intercâmbio. Existem cursos de curta duração que são excelentes para quem deseja aprender inglês de forma rápida e com mais facilidade. Mas para quem ainda não tem coragem de sair do país ou ainda não tem condição financeira de fazer este investimento, deixamos algumas dicas para ajudá-lo nesse processo.

 

Crie metas realistas e específicas

 

Você decidiu aprender outro idioma, mas não sabe como e onde aprender. O primeiro passo é traçar o objetivo que você deseja alcançar, um cronograma de estudo e em quanto tempo. A melhor forma de aprender inglês é dividir as metas tangíveis, ou seja, que podem ser alcançadas em alguns meses. Tenha metas ambiciosas, mas seja realista ao mesmo tempo. Se o seu trabalho consome doze horas do seu dia, não disponibilize mais três horas diárias estudando inglês. Além do cansaço e estafe de uma agenda super atarefada, você não irá produzir bons resultados de aprendizado.

 

Por exemplo, quem sabe definir que o seu objetivo é conseguir ler uma reportagem de jornal em inglês sem ter que procurar palavras no dicionário? Ou então um artigo para ajudar em uma meta no trabalho? Com um planejamento específico e palpável, é possível ficar mais motivado em estudar e aprender cada vez mais o idioma até se tornar fluente. A prática diária é a chave para sua proficiência. 

 

Pense: Por que você quer aprender inglês?

 

Mesmo que pareça óbvio, ter em mente por que você quer aprender inglês é de extrema importância. A motivação é a primeira coisa a desaparecer, especialmente entre os alunos que estão aprendendo sozinhos. Uma forma simples, mas eficaz para manter o interesse em estudar um idioma é escrever as 10 razões pelas quais você quer aprender inglês e cole o papel na tela do computador ou notebook, em um mural, na frente de um caderno, enfim, em um lugar que você possa recorrer sempre que tiver alguma dúvida.

 

E não importa se isso será feito de forma tradicional, com livros, ou utilizando a tecnologia, no caso aplicativos. Você deve procurar lugares que lhe ofereçam todos os meios para compreender os elementos que serão ensinados. O aprendizado, de fato, ocorre dentro de você, independentemente de ser um computador, um livro ou um professor de forma presencial ou online.

 

Tenha o hábito de estudar 

 

Para ter êxito no aprendizado, principalmente para algo novo, é necessário que ele se torne um hábito. Fazer do estudo a sua rotina é uma das melhores maneiras de aprender inglês e ajudar a internalizar o conteúdo. Crie um plano de estudo com dias e horários e estipule objetivos semanais. Por exemplo, você tem aulas todas às terças e quintas-feiras, das 20h às 21h30. Estipule os dias que irá realizar suas lições, como todas às quartas-feiras e na segunda-feira seguinte, véspera da aula. Ou então que às sextas-feiras você irá sempre ver um filme legendado em inglês. Ainda pode ler notícias diárias enquanto se dirige ao trabalho. 

 

Tudo depende do tempo que você terá disponível, o grau de eficiência que você quer atingir e em quanto tempo. É bom estipular metas de aprendizado, como aprender sete palavras novas por semana; ouvir 15 minutos de podcast em inglês; assistir um documentário ou um episódio de uma série de 20 minutos, com legendas em inglês. O hábito vai ajudá-lo na tarefa de se aperfeiçoar cada dia mais.

 

Assista filmes e séries, além de ouvir músicas

 

Uma dica poderosa para o processo de aprendizagem é se divertir enquanto estuda. Por isso, que tal aprender inglês de forma simples assistindo filmes, suas séries favoritas ou mesmo ouvindo o álbum novo do artista preferido? As músicas e os filmes são ótimas ferramentas para aprender inglês no dia a dia. 

 

Para quem está começando a ter contato com a língua, é interessante colocar o áudio em inglês e a legenda em português. Mas quem já está em um nível de melhor compreensão, vale colocar o áudio e a legenda em inglês. Desta forma, você aumenta o seu vocabulário ao aprender a pronúncia correta, formas de expressão, a escrita, o significado das palavras e até mesmo o sotaque.

 

Já ao ouvir as músicas, tente traduzir as letras e as palavras que você não entendeu. Isso auxilia a melhorar a sua audição e a capacidade de falar frases, compreender gírias locais e entender expressões até então desconhecidas, para você se familiarizar ainda mais com o idioma.

 

Podcast e leitura como aliados

 

Outra forma divertida de aprender o idioma é através de podcast, que são arquivos de áudio que podem ser escutados a qualquer momento e de qualquer local. Basta apenas ter uma conexão de internet para acessar os áudios, que são transmitidos via streaming. É uma forma simples para desenvolver a escuta e ajuda nos estudos para aprender o inglês. Há diversos sites e plataformas que disponibilizam podcasts sobre diferentes temas e categorias, o que ajuda você a procurar o que está entre os seus interesses.

 

Alinhado aos podcasts, a leitura é sempre fundamental. Tanto livros quanto notícias são opções interessantes no estudo diário. Ler reportagens, principalmente de sites americanos e ingleses, é um excelente passo para fazer progresso no processo de aprendizagem. Os textos expõem todos os tipos de vocabulários do cotidiano da língua, assim como já normaliza as estruturas gramaticais das mais simples às mais complicadas. Outra forma é começar a ler livros infantis em inglês e ir aumentando o grau de leitura conforme vai avançando nos estudos.

 

Crie listas e aprenda vocabulário no contexto

 

Criar uma lista dividindo as palavras que você já sabe das que ainda não conhece é uma boa forma de aprender o idioma. A partir do momento que você entender o significado, coloque a palavra no outro lado. Assim, você vai sempre lembrar as novas palavras e ampliar o seu vocabulário. Outra forma eficaz durante o estudo do idioma é escrever o significado em inglês das palavras, porque isso ajuda a descobrir sinônimos e adjetivos e , consequentemente, ampliar o vocabulário. 

 

Mas um grande desafio para quem quer aprender inglês é tentar memorizar listas de vocabulário. Nem sempre esse método é considerado bom. Na verdade, o que você precisa ter em mente é entender o contexto e associar palavras para guardar o novo vocabulário. Uma forma fácil de identificar se o método está funcionando é se certificar de que as listas criadas contêm situações ou textos que você já vivenciou. Ou seja, para o conteúdo ser sempre relevante, conecte o que foi ensinado à sua experiência.

Ignore o mito: adultos também podem aprender!

 

Quem disse que aprender inglês não é para adultos ou que a idade atrapalha o processo de aprendizado? É mito afirmar que é mais difícil compreender a linguagem quando se é mais velho. Adultos e crianças podem assimilar de formas diferentes, mas isso não deve impedir você de se comprometer em aprender inglês. Saiba que as línguas são simultaneamente orgânicas e sistemáticas. Quando crianças, aprendemos as línguas de forma instintiva e orgânica; já como adultos, podemos aprendê-los sistematicamente.

 

Uma dica é optar por métodos que se adaptem à sua realidade, seja em aulas individuais ou em grupo. Encontre um curso que possa te ensinar inglês de uma forma mais natural e que realmente consiga agregar valor no seu dia a dia. Ou seja, escolha uma escola que possa facilitar a sua aprendizagem para que você alcance o seu objetivo ao aprender inglês.

 

Invista na conversação

 

Uma forma simples de aprender um novo idioma é por meio da conversação. Através dela é mais fácil determinar como está a sua evolução no aprendizado e ainda treinar o que foi estudado. Ter aulas de conversação, praticar com nativos pela internet e até mesmo marcar encontros em locais dedicados para um bate-papo são formas para aperfeiçoar o seu nível de conhecimento no inglês.

 

É fundamental ter conversações em inglês para se familiarizar cada vez mais com o idioma. Desta maneira, você consegue aprender a falar de forma correta o que deseja, na entonação certa e com frases totalmente compreensivas. A conversação também auxilia na autoconfiança ao se expressar em um idioma na qual você não é nativo, o que contribui para motivar ainda mais no aperfeiçoamento da língua.

 

Faça um intercâmbio

 

Uma forma de aprender o idioma e obter prazer direto do que aprendeu é viajar para onde a língua é falada. O intercâmbio é uma experiência única para quem precisa aprender inglês depois de adulto. Ir para um país onde só falam o idioma ajuda quem quer aperfeiçoar o que foi aprendido de forma prática e vivenciando a cultura e o dia a dia de um nativo.

 

Uma boa dica para quem escolhe fazer um intercâmbio é conviver mais com as pessoas locais, estar nos lugares que elas frequentam, fazer atividades parecidas com o que elas gostam. Então, evite ficar em lugares apenas com brasileiros, já que você não será forçado a falar a língua local e a tendência é optar pela sua língua nativa. Isso atrapalha a sua evolução de aprendizagem e o objetivo da viagem. Por isso, busque estar com grupos mais diversos para aproveitar a oportunidade de uma imersão cultural que só vai enriquecer a sua vivência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *