Aprenda como falar bem em inglês

A maioria das pessoas quer falar bem em inglês. E na maioria das vezes, elas têm problemas com isso porque ficam inseguras. A pressão de quem não fala em inglês sempre é bem grande. E quase sempre a pessoa que não sabe falar em inglês pensa que precisa aprender bem mais rápido, e que está perdendo tempo em não ter contato algum com a língua inglesa. 

Mas na medida em que você for aprendendo, vai perceber que as dificuldades vão terminando. Como tudo na vida, os desafios vão surgindo quando você pratica. Quando você vai andar de bicicleta, você cai e depois levanta, certo? E depois, você tira uma rodinha de apoio, depois a outra? A dinâmica com o aprendizado de inglês é bem parecida. Você precisa praticar cada vez mais. E quando menos esperar, vai se tornar uma pessoa fluente em inglês.

Primeira dica: não é preciso ter vergonha alguma. Ninguém nasce sabendo, e todo mundo começou do status em que você está. Então, já deixe a vergonha de lado, e perceba que você vai finalmente conseguir ter um domínio do idioma inglês. Preste atenção em todas as dicas que vamos dar até perceber que não é nenhum bicho de sete cabeças ser fluente em inglês.

Então, se prepare. Anote as dicas e regras a seguir para dar um up no nível do seu inglês. 

 

Veja as principais dicas para falar bem em inglês:

Inglês é um idioma diferente do Português!

Se você pensa que o inglês tem alguma semelhança com o português, temos uma notícia  triste para você: eles são idiomas totalmente diferentes e você precisa se acostumar com isso. Comece a notar que existem padrões na gramática inglesa bem diferentes do português.

O plural é um ótimo exemplo. ‘Mice’ é o plural de ‘mouse’. O plural de ‘house’ não é ‘houses’. Infelizmente, em inglês, as exceções e as regras são em número praticamente igual. Evite cair na tentação de querer achar uma explicação para tudo porque provavelmente você não vai achar e começará a encontrar uma dificuldade imensa em dominar o inglês.

 

Quer aprender inglês? Dedicação total! 

Dificilmente você vai conseguir ter um domínio rápido do inglês com apenas uma hora por semana. O idioma, como tudo na vida, precisa ter uma dedicação maior. Se você quer emagrecer, com certeza, não vai uma vez à academia achando que em dois dias estará com o corpo que queria, certo? Com o inglês é muito parecido. É preciso se dedicar mais. Pratique todo dia. Estude todo dia. Treine o seu ouvido. Dê prioridade ao inglês em sua vida! 

 

Deixe de pensar em português para falar em inglês!

Esse é um dos principais erros das pessoas que começam a falar inglês. Elas tentam fazer traduções em suas mentes. E a principal dica aqui é: pare de fazer isso.  Essa é uma pequena atitude que vai mudar totalmente a sua forma de se relacionar com o inglês. Mude essa atitude e logo você vai ver que tudo ficará melhor.

 

Gramática é bom… Mas não demais!

Para saber dominar um idioma é bom ter o domínio da gramática. Mas você precisa tratá-la com parcimônia. Não é preciso ter exagero com isso. Uma pessoa nativa dificilmente vai falar na norma culta, mas a pessoa precisa ter um domínio com a gramática inglesa. Pense que a pessoa que é fluente deve saber se comunicar. Mesmo que não precise ser algo 100% certinho. Estude gramática, mas saiba que você precisa saber se comunicar. Invista na conversação que vai ser sucesso! 

 

Você vai errar e tudo bem!

Não tenha medo do erro. Todo mundo morre de medo de passar vergonha, e isso é bastante natural. Como já foi dito por aqui, se você quer falar inglês bem, com toda certeza precisa saber se comunicar. Nunca deixe que o erro te impeça de falar em inglês. Errou? Tudo bem! Na maioria das vezes as pessoas entenderão o que você tentou dizer. Além disso, quanto mais você falar, mais fácil vai ficar e mais rapidamente as palavras certas virão à sua mente.

 

Filmes, séries e música: ótimas ideias!

Você acha que falar bem em inglês é apenas ir para a aula e estudar gramática? Muito pelo contrário. Como já foi dito, um dos principais truques do inglês é praticar sempre. E que tal fazer dessa atividade uma forma mais interessante, e menos maçante? Sabe aquele filme ou série que você já viu umas mil vezes e sabe de cor e salteado? Veja de novo, mas agora coloque a legenda em inglês. Num primeiro momento, você pode até colocar o áudio em português. Mas vá prestando atenção nas legendas em inglês. Na medida em que você estiver mais craque, coloque tudo em inglês.

E a música? Comece a prestar atenção nas letras. Muitas pessoas começam a aprender a ter um domínio maior do inglês traduzindo letras de músicas. E na medida em que você for praticando, vai perceber que vai começar a falar cada vez melhor o inglês, e isso deixará de ser um pesadelo em sua vida! 

 

Inglês não é um bicho de sete cabeças!

Viu? Inglês não é difícil coisa nenhuma. Essas recomendações podem te fazer logo ter uma familiaridade muito maior com a língua inglesa. Mas a nossa dica principal é não desistir nunca. Com toda certeza, você vai perceber que na medida em que for testando, as dificuldades vão surgindo. E isso é a coisa mais natural do mundo. 

Não deixe para amanhã e comece utilizando todas as dicas que demos no texto para melhorar o seu inglês. 

Continue praticando, buscando conteúdos sobre inglês, conversando com pessoas que já falam o idioma. Todas aquelas dificuldades que você tinha porque não era bom no inglês, ou de repente aquele emprego dos sonhos que você achava que tinha perdido porque o nível do seu inglês é básico demais, vai ser eu muito em breve. 

E para ver mais conteúdos com dicas sobre como aprender em inglês, acesse o nosso site.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.